domingo, 4 de dezembro de 2011

O Grito, de Edvard Munch


"O Grito", de Edvard Munch - 1893

Descrição da Imagem:  É uma pintura, tipo óleo sobre tela, têmpera e pastel sobre cartão. Mede 83.5 x 66 centímetros.Vemos ao fundo um céu de cores quentes, como se fossem lavas de um vulcão, em oposição ao rio em azul, (cor fria), que sobe acima do  horizonte, assemelhando-se a uma  língua de vidro. Vemos que a figura humana também está em cores  frias, azul, como a cor da angústia e da dor, sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário, uma aparência andrógina, que denota a possibilidade de poder ser qualquer pessoa. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura e se entortando com o berro, algo que reproduza as ondas sonoras. Quase tudo está torto, menos a ponte e as duas figuras humanas (seus amigos) que estão no canto esquerdo. Tudo que se abalou com o grito e com a cena presenciada está torto, o que não se modificou (supostamente seus amigos e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.




          O Grito (no original Skrik ) é uma pintura do norueguesa Edvard Munch, datada de 1893 e está localizada na Galeria nacional de Oslo, na Noruega. A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo ) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. Esta imagem talvez seja a mais importante do Expressionismo, no mínimo a mais conhecida de Munch. A obra é inspirada na própria vida pessoal do pintor, suas tristezas, angústias profundas, sua história de vida e desencontros. Há uma citação, de um suposto diário, que ele escrevia, que fundamentaria como se deu, a possível inspiração para a obra: 
                    
"Passeava  com dois amigos ao pôr-do-sol. O céu ficou de súbito vermelho-sangue. Parei, exausto, e inclinei-me sobre a vedação, havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade. Os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade e senti o grito infinito da Natureza".

              O quadro foi exposto pela primeira vez em 1903, como parte de um conjunto de seis peças, intitulado Amor. A ideia de Munch era representar as várias fases de um caso amoroso, desde o encantamento inicial a uma rotura traumática. O Grito representava a última etapa, envolta em sensações de angústia. A recepção crítica foi duvidosa e o conjunto Amor foi classificado como arte demente (mais tarde, o regime nazi classificou Munch como artista degenerado e retirou toda a sua obra em exposição na Alemanha). Um crítico considerou o conjunto, e em particular O Grito, tão perturbador que aconselhou mulheres grávidas a evitar a exposição. A reação do público, no entanto, foi a oposta e o quadro tornou-se em motivo de sensação. O nome O Grito surge pela primeira vez nas críticas e reportagens da época.
          A dor do grito está presente não só na personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.

Curiosidades:

- A possível fonte de inspiração para esta figura humana estilizada pode ter sido uma  múmia peruana que Munch viu na exposição universal de Paris em 1887;
- Depois da Revolução Cultural Chinesa , Munch foi o primeiro artista ocidental cujas obras foram exibidas na Galeria Nacional de Pequim ;
- Alguns historiadores de arte consideram que o tom avermelhado de fundo no quadro O Grito, reflete o efeito na atmosfera ao entardecer, depois da erupção do vulcão da Indonésia Cracatoa em 1883 ;
- O quadro O Grito foi roubado diversas vezes. Em 31 de Agosto de 2006 a polícia norueguesa anunciou ter reencontrado em condições normais.

9 comentários:

  1. Outra boa escolha! Na minha opinião não há nenhuma obra de arte que consiga representar melhor o sentimento de angústica do que este quadro de Edvard Munch.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é pura verdade Amiga! Não tem outra além de Munch.

      Excluir
    2. O Edward Munch Foi um Grande Pintor
      Vcs tem todas as razões

      Excluir
  2. Extraordinariamente a representação dos conflitos humanos mais densos que é a angústia, muito tocante sua história de vida e suas obras.

    ResponderExcluir
  3. Lendo um pouco sobre a história de vida e sobre as suas obras, de Edvard Much, associo algumas as obras dele aos gritos de socorro da infância.
    Depois de perder a mãe aos 5 anos, apegou se mais a irmã Sophie, mas ela também falece quando ele tem 14. Nos seguintes 3 anos viu a irmã, esquizofrénica, a ser internada num hospital psiquiátrico e o pai morrer de ataque cardíaco.
    O Grito, e a representação perfeita da dor silenciosa da perda.
    https://wahooart.com/@@/8XXU4K-Edvard-Munch-The-Scream

    ResponderExcluir
  4. Olá a todos, a um tempo atrás eu fiz uns posts com nestes sites, com o link para um site em baixo. Agora venho alertar para a falta de prificionalismo e ética dos gerentes deste site, que me contrataram para fazer publicidade sobre eles mas assim que o trabalho foi realizado, começaram a usar mil e uma desculpas para não pagar, por favor tenham atenção. Se eles fazem esse tipo de esquemas com os seus empregados. NÃO POSSO GARANTIR QUE O SITE É SEGURO, POIS NÃO OS CONCIDERO HONESTOS!!! POIS QUEM ENGANA A UM ENGANA A MAIS.

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA A REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

    ResponderExcluir
  6. Que elementos visuais foram usadas na pintura?

    ResponderExcluir